Qual é a capacidade de carga de um bitrem 9 eixos? Vale a pena comprar?

Descubra qual é a capacidade de carga de um bitrem 9 eixos e se vale a pena investir nesse modelo ou no rodotrem. Dicas para escolher certo!
  • Atualizado em 7 de maio de 2025
  • Publicado em 7 de maio de 2025
  • Caminhoneiro

Antes de analisar qual caminhão ou carreta é o ideal para o trabalho de transporte de carga pesada, é preciso ficar atento a algumas questões importantes para escolher entre bitrem e rodotrem, por exemplo.

Isso inclui a capacidade de carga de um bitrem 9 eixos, o tempo de manutenção, a vida útil dos pneus, entre outros pontos.

O bitrem é um tipo de caminhão de sete eixos, que também possui modelo com nove eixos, conhecido popularmente como bitrenzão.

Apesar de serem bastante parecidos, eles possuem diferenças importantes que influenciam sua escolha pelo caminhão correto.

Para ajudar, leia este post e tire suas dúvidas sobre quantos kg carrega um bitrem de 9 eixos e um rodotrem, as diferenças entre eles e se vale a pena comprar o bitrenzão. Boa leitura!

Qual é a capacidade de carga de um bitrem 9 eixos?

A capacidade de carga de um bitrem 9 eixos é de peso bruto total de até 74 toneladas. Sua versão com 7 eixos carrega até 57. A tabela DNIT e ANTT fornece informações sobre a distribuição de peso por eixo conforme a marca do caminhão e o peso bruto total.

Qual a diferença entre bitrem de 9 eixos e rodotrem?

A maior diferença entre eles é que o bitrem possui dois semirreboques (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semirreboque dianteiro), ligados pela quinta roda. Já o rodotrem tem três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly), ligadas pelo dolly.

Ambos os tipos são bastante encontrados nas rodovias brasileiras devido à sua alta capacidade de transporte e de fazer longas viagens. Chamados de caminhões traçados, os dois são tracionados por cavalos mecânicos 6x4.

Outro ponto que precisa ser citado quando o assunto é qual a diferença entre bitrem 9 eixos e rodotrem é o peso. O segundo é mais pesado devido ao dolly, que liga os dois semi-reboques. A quinta-roda do bitrenzão é mais leve.

Entenda melhor: Conheça os principais tipos de carretas de transporte de carga

Quantos kg carrega um bitrem de 9 eixos?

O bitrem 9 eixos carrega até 74 toneladas de peso bruto total, que envolve a soma do peso do caminhão (tara) e da carga transportada (lotação). Sua capacidade de transporte é muito maior do que o bitrem 7 eixos, que suporta até 57 toneladas na soma total.

Vale a pena comprar um bitrem 9 eixos?

A resposta é sim! Vale a pena comprar um bitrem 9 eixos por diversas vantagens, como tara cerca de 590 kg mais leve, maior estabilidade principalmente em ruas com buracos, ondulações e desnivelamentos e maior capacidade de transportar carga líquida devido ao menor peso.

E por que o bitrenzão é mais leve? Em suma, é porque ele engata seus dois semirreboques pela quinta-roda, que pesa menos do que o dolly, usado no rodotrem.

Mas, por outro lado, dependendo da carga que você vá transportar, essa diferença de peso pode não ser fundamental na escolha.

Veja mais alguns pontos a considerar na hora de decidir se realmente vale a pena investir em um bitrem 9 eixos.

Dirigibilidade

Se comparar a dirigibilidade do bitrem 9 eixos com o rodotrem, o segundo sai ganhando. Isso porque ele possui dois eixos no semirreboque dianteiro, dois no traseiro e dois no dolly, o que proporciona um melhor raio de curva.

Já o bitrenzão tem três eixos no semirreboque dianteiro e três no traseiro, o que ocasiona mais arraste. Porém, a sua articulação oferece maior estabilidade ao dirigir, o que é benéfico dependendo da rota realizada e a conservação do asfalto.

Distribuição de carga

Outro aspecto a se observar antes de comprar um bitrenzão, é entender que a sua distribuição de carga não favorece tanto.

O bitrem 9 eixos possui um semirreboque dianteiro menor do que o traseiro com a finalidade de não sobrecarregar o cavalo mecânico. Caso a distribuição não seja bem-executada, na hora da pesagem, o eixo traseiro pode ultrapassar o limite de carga.

Já o rodotrem possui os dois semirreboques iguais, na frente e atrás, com mesmo comprimento, o que torna a distribuição mais uniforme.

Manutenção

É fundamental levar em consideração o tempo e o custo de manutenção de cada tipo de caminhão. Lembra que falamos que o bitrenzão gera mais arraste por ter três eixos dianteiro e traseiro? Isso também reduz a vida útil dos pneus, que é 30% maior no rodotrem.

Mas, por outro lado, o valor de manutenção do bitrenzão é mais baixo do que do rodotrem, que é produzido com mais componentes que precisam estar devidamente lubrificados e trocados periodicamente.

Leia também: Entenda o que é o rodízio de pneus e como ele ajuda a melhorar a vida útil da frota

Custos operacionais

Se for olhar o custo operacional do bitrenzão, vale a pena comprá-lo. É preciso apenas emplacar os dois semirreboques, enquanto no rodotrem, os dois semirreboques e o dolly recebem emplacamento.

Valor de compra

Outro ponto positivo de investir em um bitrenzão é por ser mais barato do que o rodotrem, variando entre 8% a 10% do preço.

Condições de tráfego

Todo caminhão grande, de transporte de carga pesada, possui limitações de tráfego em determinados horários e locais. Por exemplo, o bitrenzão mede de 25 a 30m, assim como o rodotrem. Em algumas rodovias de São Paulo, veículos com mais de 26 m não podem circular à noite.

Para rodar à noite, é necessário uma Autorização Especial de Trânsito (AET), fornecida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Tipos de carga

Dependendo do tipo de carga transportada, o bitrem pode ser positivo ou negativo para você. Grande parte do segmento tanque, de cargas líquidas, prefere o bitrenzão por oferecer maior capacidade de transporte.

Porém, o setor graneleiro, já prefere o rodotrem, porque percorrem longas distâncias e o desgaste dos pneus é menor.

Continue aprendendo: Como escolher o melhor caminhão de transporte pesado?

Como comprar um bitrem 9 eixos?

Para comprar um bitrem 9 eixos há diversas modalidades de crédito disponíveis no mercado. Uma das mais vantajosas é o consórcio de veículos pesados, que não possui cobrança de taxas de juros (apenas taxas de administração), permite o pagamento de parcelas que cabem no seu bolso e estimula o seu planejamento financeiro.

Quem trabalha com frota de caminhão pode se planejar de acordo com a data de renovação da frota. Assim, não precisa gastar todo o dinheiro de uma vez e pode parcelar o valor dos veículos desejados.

Entenda quais são as vantagens de participar de um consórcio de caminhão e como funciona na prática. Para mais dúvidas, entre em contato conosco que explicamos tudo para você!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
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