Entender não apenas o que é, mas também como funciona o crédito rural BNDES FINAME é o primeiro passo para conseguir e usar corretamente os recursos para o agronegócio.
Para adiantar o assunto, essa é uma modalidade de crédito rural que é um tipo de financiamento voltado exclusivamente para o agronegócio e pecuária. O modelo conta com condições de pagamento e taxas de juros diferenciadas para atender às necessidades desse tipo de público.
No caso do BNDES FINAME, os recursos se destinam à compra de veículos e outros equipamentos agrícolas.
Esse tipo de fonte de recurso é de extrema importância, pois é uma maneira de movimentar a economia ao dar aos produtores rurais a oportunidade de obter uma frota com condições de pagamento facilitadas.
Quer entender melhor? Então, continue a leitura, pois, nas próximas linhas, explicaremos como funciona, quais as vantagens e como obter esse tipo de crédito rural. Vamos lá?
O que é o BNDES FINAME?
O BNDES FINAME é uma linha de crédito destinada à aquisição de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional, atendendo diversos setores da economia. No agronegócio, é uma opção bastante utilizada por produtores rurais e pecuaristas que buscam modernizar suas operações com mais eficiência operacional.
Antes de seguir, vamos relembrar que crédito rural é uma forma dos produtores rurais conseguirem recursos financeiros para modernizar e aumentar sua produção. Portanto, é essencial para o desenvolvimento econômico do setor, já que abre espaço para o crescimento sustentável.
No caso do BNDES FINAME, o foco está no financiamento de bens com tecnologia nacional, sendo importante consultar as regras e os itens elegíveis junto à instituição financeira responsável pela linha de crédito.
Até aqui ficou claro o que é o BNDES FINAME? Então, podemos seguir e conferir como essa modalidade de crédito funciona. Vamos lá?
Como funciona o crédito rural BNDES FINAME?
Essa modalidade de crédito rural funciona com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Nacional de Financiamento Industrial (FINAME) para financiar até 100% de veículos e máquinas agrícolas novas.
Na prática, o interessado solicita o crédito à instituição financeira credenciada (como a Rands), que também é responsável por fazer uma análise antes de liberar os recursos. Nesse ponto, o banco avalia a capacidade de pagar o empréstimo e o destino do dinheiro. Fácil, concorda?
O prazo para pagar é de até 10 anos, com um período de 2 anos de carência. O limite de crédito é de R$ 150 mil por produtor rural ou cooperativa.
Compreendeu como funciona o crédito rural BNDES FINAME? Pois agora chegou o momento de conferir as principais vantagens dessa modalidade de financiamento.
Quais as vantagens do crédito rural BNDES FINAME?
A lista de vantagens do crédito rural BNDES FINAME para o agronegócio inclui: taxas de juros mais baixas do que outras opções de financiamento do mercado, prazos mais longos para quitar as parcelas, apoio financeiro para modernizar as operações nas propriedades rurais e, é claro, o aumento da produtividade e da competitividade para você, produtor.
Veja mais detalhes sobre cada um desses efeitos positivos logo abaixo!
1. Taxas de juros mais baixas
Uma das principais vantagens do crédito rural BNDES FINAME é o fato de que esse modelo de financiamento para o agronegócio conta com taxas de juros mais baixas do que outras modalidades do mercado. Isso porque destina-se especificamente aos produtores do campo.
2. Prazos de pagamento mais longos
Como explicamos no tópico “como funciona o crédito rural BNDES FINAME”, os prazos de pagamento desse tipo de financiamento são de até 10 anos. Esse período é mais longo, o que permite que o produtor organize suas finanças e colha os resultados dos investimentos antes de pagar tudo.
3. Apoio para modernizar suas operações
Vale ressaltar ainda que o BNDES FINAME é um apoio poderoso para que o produtor rural modernize suas operações e, consequentemente, aumente seu faturamento.
A propósito, temos um artigo no qual explicamos os motivos pelos quais você deve investir em máquinas agrícolas. Não deixe de ler!
4. Aumento da produtividade e competitividade
Para finalizar, temos o aumento da produtividade e da competitividade do produtor rural. Afinal, com a modalidade é possível conseguir os recursos necessários para investir nas áreas mais importantes.
Entretanto, para conseguir todos esses benefícios, é preciso saber como obter o crédito rural BNDES FINAME — o que você aprende no próximo tópico!
Como obter o crédito rural BNDES FINAME?
O primeiro passo para obter o crédito rural BNDES FINAME é procurar um agente credenciado (normalmente, uma instituição financeira), como a Rands.
Em seguida, você deve conferir a lista de veículos e máquinas financiáveis. A ideia é ver se o que você deseja está disponível. Com a carteira agrícola da Rands, por exemplo, você pode financiar caminhões e implementos rodoviários.
A próxima etapa é entrar em contato com o agente para solicitar o financiamento.
Lembre-se de que é necessário informar os motivos do pedido e enviar documentos que comprovem tanto que exerce atividade rural quanto a capacidade de pagar o empréstimo. Também pode ser preciso enviar um plano que detalhe como vai administrar o dinheiro.
Para facilitar, confira nosso artigo que ensina como montar o plano de negócios da sua propriedade.
Ficou claro o que é e como funciona o crédito rural BNDES FINAME? Então, que tal contar com uma solução prática para acessar esse financiamento?
Com a Carteira Agrícola da Rands, você pode financiar caminhões e implementos rodoviários com mais agilidade e menos burocracia.