Como funciona o crédito rural com recursos livres?

Você tem interesse em entender como funciona o crédito rural com recursos livres? Descubra como essa alternativa ajuda produtores e todo o setor!
  • Atualizado em 18 de julho de 2025
  • Publicado em 18 de julho de 2025
  • Vida no Campo

Em julho de 2024, o Governo Federal lançou o Plano Safra 24/25, com mais de R$ 400 bilhões para a agricultura empresarial. Apesar de os programas oficiais serem uma fonte importante de recursos, não são as únicas opções. Na prática, é interessante conhecer como funciona o crédito rural com recursos livres.

Essa é uma alternativa que funciona de modo alternativo e até complementar aos recursos subsidiados pelo governo. Devido ao seu funcionamento, a solução ajuda produtores rurais de diversos portes e fortalece todo o setor agrícola do Brasil.

Na sequência, você descobre o que é e como funciona o crédito rural com recursos livres e quais são as vantagens dessa alternativa!

O que é o crédito rural com recursos livres?

O crédito rural com recursos livres é uma modalidade de financiamento agrícola em que as instituições financeiras têm mais autonomia para estabelecer as condições. Nesse caso, características como taxas de juros, garantias e outros aspectos são definidos entre a instituição e o produtor rural.

Também chamado de recursos não controlados, esse tipo de crédito tem como principais fontes:

  • capital próprio das instituições (Crédito Direto ao Consumidor ou CDC);
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs);
  • poupança rural não equalizada, sem subsídio governamental;
  • recursos captados no exterior e aplicados às operações do setor agro.

Ainda, vale saber que esse capital pode ser utilizado para todas as finalidades previstas do crédito rural convencional. Logo, os recursos servem para custeio, investimento, comercialização e industrialização.

Como funciona o crédito rural com recursos livres?

O funcionamento do crédito rural com recursos livres se baseia na negociação direta entre a instituição financeira que oferece os recursos e o produtor rural. Condições como taxas de juros, prazos de pagamento e garantias são definidas livremente, sem interferência do governo.

A solicitação pode ser feita por qualquer produtor rural, independentemente do seu porte. Para tanto, o processo começa com uma apresentação de proposta à instituição financeira. Nessa etapa, é comum ter que apresentar documentos pessoais e referentes à atividade rural, como inscrição estadual de produtor e matrícula do imóvel.

A depender do caso, é necessário fornecer informações como o plano de negócios e os itens a financiar com o crédito obtido. Essa é uma forma de a instituição compreender melhor a necessidade de capital e, assim, avaliar o risco com mais efetividade.

Saber como solicitar crédito rural com recursos livres também envolve passar pela análise de crédito. A instituição que concede os recursos avalia questões como histórico de crédito, capacidade de pagamento e garantias.

Caso a solicitação seja aprovada, ocorre a negociação das condições para a concessão dos recursos. Com a assinatura do contrato, os recursos são liberados conforme estabelecido no cronograma.

Qual a diferença entre crédito rural com recursos livres e controlados?

Quando o assunto é crédito rural, existe uma divisão principal: o de recursos livres e o de recursos controlados. A distinção entre essas modalidades está relacionada à atuação do governo e às regras impostas.

O crédito rural com recursos controlados é aquele que se origina de fontes governamentais, como o Tesouro Nacional e fundos constitucionais. Por causa dessa característica, as taxas de juros são subsidiadas e definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), como no caso do Plano Safra.

Outra característica do crédito rural com recursos controlados é sua destinação, que envolve programas como Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).

Todos esses aspectos fazem com que os recursos controlados sejam mais burocráticos e tenham limites pré-definidos de financiamento, além de regras para o uso do dinheiro.

A principal diferença entre crédito rural com recursos livres e controlados é que o primeiro não envolve o governo, já que o dinheiro se origina de fontes privadas.

Como consequência, as taxas de juros são definidas pelo mercado, com mais flexibilidade na negociação dessa e outras condições. No entanto, o custo pode ser maior, devido à falta de subsídios governamentais.

Outra diferença é que com o crédito rural de recursos livres é possível financiar atividades não contempladas nos programas governamentais. Também pode-se obter uma quantia maior que os limites estabelecidos.

Ambos os tipos de crédito rural têm pontos positivos e negativos, de modo que cabe a cada produtor definir o que faz mais sentido para seu momento e atividade.

Vantagens do crédito rural com recursos livres

Recorrer a esse tipo de crédito costuma ser uma boa opção para diversos produtores devido aos seus benefícios. Entre as vantagens do crédito rural com recursos livres estão a flexibilidade para negociar condições de pagamento. A depender do contrato, é possível alinhar os pagamentos com o fluxo de caixa, o que ajuda no controle financeiro.

Ainda, o processo de aprovação é mais ágil e menos burocrático. Como não depende de calendários governamentais e tem mais autonomia, a liberação de recursos costuma levar menos tempo.

Outro ponto positivo é a possibilidade de financiar atividades não contempladas nos programas governamentais. Determinadas atividades e culturas que não têm tanto financiamento são especialmente beneficiadas nesse sentido.

Vale destacar que o valor financiado depende da capacidade de pagamento e das condições definidas pela instituição. Como consequência, é comum que os produtores consigam mais recursos dessa forma do que pelo crédito rural com recursos controlados.

Também é interessante pontuar que essa modalidade pode servir de forma complementar ao crédito governamental. Um produtor rural pode obter financiamento em um dos programas do governo e obter crédito de recursos livres para financiar outras atividades, culturas ou tecnologias.

Como um todo, o crédito rural de recursos livres beneficia o setor agropecuário por fornecer mais opções de obtenção de financiamentos. Desse modo, mais produtores conseguem acessar recursos fundamentais para etapas como plantio, colheita e entressafra.

Como solicitar crédito rural com recursos livres?

Após saber como funciona o crédito rural com recursos livres, você pode concluir que a solução faz sentido para seus objetivos. Nesse caso, deve fazer a solicitação de crédito direto com a instituição financeira de interesse.

Logo, o primeiro passo é pesquisar empresas que ofereçam essa alternativa para conhecer condições e exigências.

Após escolher a instituição, é o momento de fazer a solicitação de crédito, que varia de credor para credor — mas é comum ter que apresentar a documentação completa e passar pela avaliação de risco de crédito.

Ao chegar até aqui, você aprendeu como funciona o crédito rural com recursos livres, o que inclui a negociação direta com a instituição financeira e a maior autonomia para obtenção e uso dos recursos. Essa é uma solução importante para os produtores e para o setor agrícola, então vale a pena considerá-la para ter apoio para crescer e se fortalecer.

Quer conhecer a solução de crédito rural que a Rands oferece para logística no campo? Fale com nossos especialistas!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
Como conseguir crédito rural para investimento?
agriculture
Vida no Campo

Como conseguir crédito rural para investimento?

O que é a Carteira Agrícola da Rands? + produtos e benefícios!
agriculture
Vida no Campo

O que é a Carteira Agrícola da Rands? + produtos e benefícios!

O que é e como funciona o crédito rural BNDES FINAME?
agriculture
Vida no Campo

O que é e como funciona o crédito rural BNDES FINAME?