Manutenção preventiva de tratores agrícolas: como evitar prejuízos?

Entenda o que é, a importância e como fazer de modo eficiente a manutenção preventiva de tratores agrícolas para elevar sua produtividade!
  • Atualizado em 18 de junho de 2024
  • Publicado em 18 de junho de 2024
  • Vida no Campo

Se você deseja que sua propriedade rural seja rentável e produtiva, é necessário se atentar à manutenção preventiva de tratores agrícolas a fim de evitar acidentes, quebra de peças, gastos excessivos e ter uma máquina parada para conserto, reduzindo a força de trabalho.

Afinal, essa máquina possui um funcionamento complexo e, por isso, requer uma manutenção preventiva eficiente para que tudo saia conforme o planejado e não gere prejuízos à produção e ao lucro da safra.

Caso deseje melhorar sua gestão e aumentar a vida útil das máquinas da propriedade, continue a leitura e confira o que é manutenção preventiva, a importância e como fazer uma em tratores para a área rural!

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um tipo de manutenção realizada antes do aparecimento de algum problema. Seu objetivo é evitar quebras de peças e falhas no funcionamento. Alguns exemplos são inspeção geral para verificar vazamentos, limpezas, peças soltas ou danificadas, fazer lubrificação periódica, ajustar rolamentos e calibrar instrumentos.

Existem ainda outros dois tipos de manutenção de tratores agrícolas:

  • manutenção corretiva: quando há um problema e é preciso fazer o conserto de peças e equipamentos. Isso gera gastos maiores, além de prejuízos com a inativação da máquina;
  • manutenção preditiva: é uma vistoria complexa e mais detalhada, feita por profissionais especializados. Assim como a preventiva, é indicada para reduzir custos operacionais.

Por que fazer manutenção preventiva em tratores agrícolas?

A manutenção preventiva é um fator fundamental para o aumento da vida útil do trator, evitando gastos mais altos com quebra e mau funcionamento de componentes e, claro, prejuízos ao proprietário pelo tempo de inatividade para consertá-lo. Ela identifica problemas antecipadamente para que a produção não seja paralisada.

Outro motivo para fazer manutenção preventiva em tratores agrícolas é que a falta dela influencia diretamente o valor de mercado da máquina. E, ao revendê-la, pode ser que o dono tenha prejuízos.

Leia também: Por que investir em máquinas agrícolas para tocar o negócio?

Como fazer manutenção de tratores agrícolas?

Para fazer a manutenção preventiva de tratores agrícolas é preciso, antes de tudo, conferir as recomendações do fabricante para prazos de troca de óleos e lubrificantes, inspeção completa, além de peças das máquinas e seus implementos. Outro ponto é entender que as verificações são feitas todos os dias ou após determinadas horas de uso.

Veja alguns exemplos de como fazer manutenção de tratores agrícolas conforme o período estipulado.

  • Todos os dias: limpeza dos filtros e verificação dos sistemas de arrefecimento, direção e transmissão e dos níveis dos óleos lubrificantes.
  • Semanalmente ou a cada 50 horas de uso: lubrificação e ajustes de pinos e correias; conferência do nível de óleo do motor; limpeza geral nos componentes; averiguação do sistema elétrico, dos pedais, dos rodados, dos pneus, das rodas, da transmissão etc.
  • Depois de centenas de horas de uso: vistoria diária e semanal; lubrificação das rodas; troca de óleo do motor e sistema hidráulico; aperto de peças, como parafusos e porcas; limpeza do radiador; troca de filtro de combustível e óleo da direção, entre outros.
  • Após milhares de horas de uso: troca de óleos dos sistemas de transmissão e hidráulico e outras peças, caso haja desgaste.

Confira abaixo outras dicas para fazer a manutenção de tratores agrícolas de forma eficiente.

Cuide dos pneus

O ideal é sempre manter os pneus calibrados para aumentar a segurança e o desempenho do trabalho, além de melhorar a aderência ao solo.

Outro ponto é ficar atento à hora de trocar os pneus do trator e verificar como estão as garras dos pneus de tração e se seguem as recomendações da altura mínima do fabricante.

Drene o pré-filtro e filtro de combustível

Faça essa drenagem todos os dias para não acumular resíduos nessas peças e não gerar danos ao aquecimento do sistema de combustível.

Reabasteça o combustível

Depois do fim do dia de trabalho, é aconselhável encher o tanque de combustível para o vapor não condensar e acarretar mau funcionamento de componentes do motor.

Mantenha o nível de água adequado no radiador

Outra tarefa diária que engloba a manutenção preventiva de tratores agrícolas é a conferência do nível de água do radiador. Ele deve ter a quantidade recomendada pelo fabricante para não causar superaquecimento no motor.

Confira vazamentos

Os vazamentos podem gerar diversos transtornos ao funcionamento do trator. Logo, é vital ficar atento a eles, especialmente nos óleos dos sistemas de direção e transmissão, incluindo cubos, caixas de diferencial, marcha e mangas-dos-eixos.

Além disso, há a necessidade de monitorar o nível de óleo lubrificante do motor. Para isso, deixe a máquina estacionada em um terreno plano por, pelo menos, 10 minutos. Depois, confira se a substância está entre as barras de valor mínimo e máximo.

Outra dica aqui é monitorar o tempo em que os óleos devem ser trocados.

Monitore as condições do rodado

O rodado é um componente do sistema de transmissão e possui diversas peças que sustentam o peso da máquina e permitem a transformação da energia do motor em potência para a execução das atividades do trator, como a barra de giro.

O objetivo é manter o pleno movimento da máquina e, como tal, o rodado deve ser monitorado, limpo e ajustado, além de receber lubrificação periodicamente.

Verifique o TPD

A Tomada de Força ou Tomada de Potência (TPD) transmite energia em forma de rotação para o trator e seus implementos agrícolas. Ou seja, essa peça é fundamental para o funcionamento adequado do sistema de transmissão do trator.

Continue aprendendo: Comprar um trator novo ou usado? Saiba como escolher a melhor opção!

Como comprar tratores agrícolas?

Se você precisa aumentar ou renovar os tratores de sua propriedade, pode contar com a flexibilidade do consórcio de máquinas agrícolas.

Com o pagamento de parcelas mensais, cada consorciado contribui para que o grupo monte um fundo comum e, assim, junte dinheiro para cada participante receber o valor do bem desejado.

Esse valor é entregue em forma de carta de crédito por meio de sorteios periódicos que contemplam um ou mais consorciados.

As grandes vantagens de fazer um consórcio de máquinas agrícolas envolvem a possibilidade de se planejar financeiramente e definir qual valor de parcela mais se adapta à sua realidade. Adicionalmente, a compra do trator é feita à vista, o que facilita (e muito!) a negociação de descontos e adicionais.

Agora que você já sabe tudo sobre manutenção preventiva de tratores agrícolas, confira como adquirir um por meio do consórcio!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
Quais os principais tipos de crédito rural? Guia completo!
agriculture
Vida no Campo

Quais os principais tipos de crédito rural? Guia completo!

Saiba o que é o crédito rural e como utilizá-lo em suas atividades
agriculture
Vida no Campo

Saiba o que é o crédito rural e como utilizá-lo em suas atividades

Veja os benefícios do solo humífero, camadas, processo de formação e +
agriculture
Vida no Campo

Veja os benefícios do solo humífero, camadas, processo de formação e +