Quais os principais tipos de crédito rural? Guia completo!

Existem diferentes tipos de crédito rural para atender a objetivos distintos. Veja as características de cada um e como buscar o ideal para você!
  • Atualizado em 6 de março de 2025
  • Publicado em 6 de março de 2025
  • Vida no Campo

As pessoas (assim como empresas e cooperativas) que trabalham no campo contam com um modelo de financiamento exclusivo para atender às suas necessidades. São os tipos de crédito rural que ajudam os produtores a aumentar sua produtividade e rendimento.

Até porque não é novidade que o agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, certo? Para se ter uma noção, em 2024, o setor exportou mais de 164 bilhões de dólares, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Porém, para acompanhar esse montante, os produtores podem precisar de uma ajuda extra — e é aqui que entram os diferentes tipos de crédito rural. Quer entender melhor como funcionam? Então, continue a leitura, pois no artigo a seguir explicamos:

  • o que é o crédito rural;
  • quais as principais categorias;
  • como buscar crédito rural para investimento.

Vamos lá?

O que é o crédito rural?

O crédito rural é um tipo de financiamento específico para as operações de produtores agrícolas, pecuários e agroindustriais, assim como associações e cooperativas rurais. A concessão dos recursos fica por conta das instituições financeiras públicas e privadas.

Essa categoria de empréstimo usa dinheiro de várias fontes, como depósitos à vista, poupança rural e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

De toda forma, a modalidade fica sob responsabilidade do Banco Central do Brasil (BACEN). O órgão determina as normas de implementação e fiscaliza as instituições (e os beneficiários) para garantir o cumprimento da legislação.

Quais os objetivos do crédito rural?

O principal objetivo do crédito rural é expandir as operações no campo e, consequentemente, a produção do agronegócio do país. Portanto, a modalidade visa movimentar o setor por meio da concessão de crédito que permite aos produtores adquirirem novas máquinas agrícolas, tecnologias e insumos.

Dessa forma, promove o desenvolvimento das regiões rurais e estimula a criação de empregos e o aumento da receita no campo.

Para alcançar esse feito, é necessário que o produtor escolha o tipo de crédito rural mais adequado para atender seus objetivos. Quer saber quais estão disponíveis? Continue a leitura e descubra!

Quais os tipos de crédito rural?

Os tipos de crédito rural existentes são de investimento, custeio, comercialização e industrialização. Veja mais detalhes sobre as características de cada uma dessas modalidades a seguir!

Crédito de investimento

O crédito rural de investimento é destinado, principalmente, a melhorias que tragam resultados no médio e longo prazo, com o objetivo de aumentar a produtividade e competitividade do agronegócio

Esse tipo de crédito pode ser usado para a aquisição de máquinas, veículos e implementos essenciais para modernizar as operações no campo e garantir maior eficiência.

Crédito de custeio

O segundo tipo de crédito rural é o de custeio. O objetivo desse modelo de financiamento é garantir os recursos necessários para que o produtor pague as despesas do seu ciclo produtivo (do período entre o plantio e a colheita ou compra dos animais e venda das carnes).

Ou seja, destina-se à compra de insumos como defensivos agrícolas, sementes e até mesmo animais de engorda. O dinheiro também pode ser usado para pagar a mão de obra para a colheita.

Crédito de comercialização

O crédito rural de comercialização serve para cobrir os custos que surgem a partir da colheita (ou abate dos animais de corte) e se encerram quando os produtos chegam ao distribuidor ou cliente.

Logo, o dinheiro pode ser usado para financiar os locais de estocagem, a logística de transporte e até mesmo para garantir os preços no mercado.

Crédito de industrialização

O quarto e último tipo de crédito rural é o de industrialização. Como o nome já indica, essa modalidade serve para projetos de beneficiamento. Por exemplo, para financiar ações de limpeza, pasteurização e padronização dos produtos para venda, como criação de rótulos e embalagens.

Enfim, tudo que diz respeito à otimização por meio da industrialização. Entretanto, para ter acesso, 50% da produção deve ser própria. Essa regra vale tanto para produtores quanto para cooperativas de crédito.

Como buscar crédito rural para investimento?

Ao buscar o tipo crédito rural para investimento, certifique-se de:

  1. escolher (com cuidado) a instituição financeira;
  2. separar os documentos necessários;
  3. preparar um plano de uso do financiamento.

Veja mais detalhes a seguir!

Escolher (com cuidado) a instituição financeira

O primeiro passo para saber como buscar crédito rural para investimento é analisar e escolher uma instituição financeira de confiança, como a Rands, que oferece boas condições de pagamento e uma sólida reputação no mercado.

Por meio da solução Carteira Agrícola, operada pelo Banco Randon, a Rands disponibiliza financiamento de implementos Randon e caminhões por meio de crédito rural (BNDES Crédito Rural Finame, CDC Crédito Rural e Moderfrota), oferecendo praticidade e segurança para quem busca esse tipo de investimento em sua operação no campo.

Separar os documentos necessários

Após escolher a instituição financeira para conceder o crédito, separe os documentos necessários para solicitar o financiamento. A lista depende do porte do agronegócio e do tipo de empréstimo. Por isso, vale a pena checar antes de qualquer ação.

Preparar um plano de uso do financiamento

O terceiro passo é preparar um plano de ação que detalhe os usos dos recursos do crédito rural. Por exemplo, uma obra de revitalização de um açude, que visa aumentar o volume de água para atender a uma propriedade rural com área de X hectares.

Também informe em quanto tempo pretende quitar o empréstimo e quais as garantias de pagamento.

Atenção: não se esqueça de analisar os diferentes tipos de crédito para escolher o que melhor atende às suas necessidades e detalhar a modalidade no seu plano de ação. Assim, você envia uma proposta completa e aumenta suas chances de aprovação.

Em seguida, aguarde a análise de crédito e, quando a aprovação sair, comece a usar os recursos para otimizar o dia a dia da sua propriedade rural!

Agora que você sabe quais são os tipos de crédito rural e como buscar o certo, que tal aprender mais sobre o agronegócio e, assim, potencializar seus rendimentos? Aproveite e leia estes artigos no blog da Rands.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
Como conseguir crédito rural para investimento?
agriculture
Vida no Campo

Como conseguir crédito rural para investimento?

Como funciona o crédito rural com recursos livres?
agriculture
Vida no Campo

Como funciona o crédito rural com recursos livres?

O que é a Carteira Agrícola da Rands? + produtos e benefícios!
agriculture
Vida no Campo

O que é a Carteira Agrícola da Rands? + produtos e benefícios!